Grupos de Pesquisa Permanente

[PROGRAMAÇÃO] Diálogos (Im)pertinentes- Seminário de discussão de pesquisas

Diálogos (Im)pertinentes- Seminário de discussão de pesquisas

Apresenta:

“Conversas em Comum”

Os “Diálogos (Im)pertinentes”, fazem parte de um ciclo de reflexão e debates sobre temas de interesse público organizado pelo CERES. Neste segundo semestre de 2021, reunindo as diferentes pesquisas em andamento sob a coordenação da professora Nashieli Loera e o professor Mauro Almeida, iniciamos um novo ciclo denominado “Conversas em Comum”.

Organizado por alunos da pós-graduação em antropologia social, Maiara Dourado, José Candido, Rodrigo Ribeiro e Marco Tobón, as “Conversas em Comum” têm o propósito de identificar as discussões e caminhos convergentes entre as pesquisas focadas nos conflitos das realidades rurais.

“Conversas em comum” está organizado em três eixos que articulam e tensionam tematicamente resultados de pesquisa:

Eixo I. Conflitos, territorialidades e políticas de Estado

Eixo II. Práticas e conhecimentos

Eixo III. Economia e políticas da Natureza

As sessões contarão com os comentários do professor Mauro Almeida, a professora Nashieli Loera e o pesquisador de pós-doutorado Marco Tobón.

 

Na continuação confira a programação:

 

Eixo I - Conflitos, territorialidades e políticas de Estado

Dia 1 - 30 de setembro de 2021, 14h30

Resumo: Neste Eixo, reunimos trabalhos que, de formas distintas, enfrentam questões que envolvem conflitos de terra e disputas territoriais ocasionadas pela efetivação violenta de políticas de Estado e/ou de empreendimentos de grande capital como mineradoras, mercado imobiliário e o agronegócio.

Elis Fernanda Corrado "Espaços de vida em disputa: o caso das retomadas indígenas Guarani e Kaiowá em Dourados (MS)".

Marcos Santos Análise das formas de configuração política do agronegócio brasileiro entre 2000 e 2020.

Dia 2 - 28 de outubro de 2021, 14h30

Gustavo Belisário “Casa-Ocupação: Gênero, sexualidade e abjeção”

Maiara Dourado “Trombas [não] queria ser Estado: a instituição do “comum” entre os posseiros e posseiras de Trombas e Formoso(GO)”

Juliana Fidelis “Do entorno, de dentro, de fora”: movimentos e territorialidade entre remanescentes de quilombo no rio Trombetas Oriximiná-PA.

 

Eixo II - Práticas e conhecimentos

25 de novembro de 2021, 14h30

Resumo: Os quatro trabalhos reunidos neste Eixo compartilham, de uma forma ou outra, questões sobre conhecimentos e modos de fazer, relacionados a práticas profissionais, modos de subsistência e produção de paisagens. São conhecimentos e práticas que conectam seres humanos e não humanos, permeados por significados sociais enredados em circuitos econômicos e políticos os mais diversos.

Ana Carolina Marcucci “A roça tradicional quilombola do Vale do Ribeira-SP. Temporalidades e modos de vida múltiplos”.

Carlos Eduardo Machado "A 'arte do rodeio': uma etnografia da Festa do Peão de Barretos/SP.

Carlos Moro “Plantando floresta no coração da monocultura canavieira: uma etnografia sobre as práticas agroecológicas e agroflorestais em assentamentos da reforma agrária na região de Ribeirão Preto”.

José Cândido Sistemas de manejo de pirarucu (Arapaima gigas), na região da Amazônia Central.

 

Eixo III - Economia e políticas da Natureza

09 de dezembro de 2021, 14h30

Resumo: Assistimos ao crescimento de legitimidade da pauta ambiental. Quanto mais as catástrofes ambientais são confirmadas por acontecimentos mundo afora, mais o discurso verde se coloca como imperativo de novos projetos políticos de estados-corporações. O objetivo deste Eixo III está em discutir, a partir de diferentes contextos, as diferentes formas em que a questão ambiental se manifesta.

Lorena Aragão “Na rota das emoções: a vila de jericoacoara (ce) na produção material e simbólica do paraíso”.

Natália Guerreiro “Conflitos socioambientais e fundiários envolvendo comunidades tradicionais na Amazônia. Região da bacia do Xingu,Pará.”

Rodrigo Ribeiro “Práticas de pesquisa e outras caças na Jureia (SP)".

Rônisson de Souza Oliveira “Conflito por recurso pesqueiro (Arapaima gigas) entre moradores de comunidades amazônicas, Unidade de Conservação de uso sustentável”.

 

Para as pessoas interessadas em nos acompanhar nas “Conversas em Comum” podem escrever no correio eletrônico ceres@unicamp.br desde onde será compartilhado o link dos encontros.